Área de formação: Desenvolvimento Pessoal
Horas: 25 [E-Learning]
Destinatários:
Gestores de topo e intermédios, todos os quadros com responsabilidades de chefia, público em geral.
Esta ação destina-se a todos e todas que procurem desenvolver a eficácia e a eficiência da sua atividade profissional através da melhoria do seu relacionamento interpessoal em contexto de trabalho, nomeadamente através da consciencialização da importância e do impacto da comunicação empática e positiva no dia-a-dia profissional.
Pré-requisitos:
– Computador, tablet ou smartphone. Acesso à internet. Browser (Chrome, Safari, Firefox, Internet Explorer, entre outros). Acesso à plataforma de videoconferências Zoom. Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Objetivos Gerais:
Compreender a importância de uma comunicação eficaz e positiva para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um/a e aplicar as técnicas e princípios de ação da assertividade com vista à melhoria da sua performance e da produtividade da sua organização.
Objetivos Específicos:
- Promover a autoconsciência relativamente ao próprio estilo comunicacional, respetivos pontos fortes e pontos a melhorar;
- (Re)Conhecer a importância da comunicação, o seu impacto e benefícios na atividade profissional, nas relações de trabalho e na imagem corporativa;
- Adotar uma comunicação eficaz e assertiva para um relacionamento interpessoal mais positivo e empático;
- Adequar a comunicação a diferentes situações, meios e interlocutores/as;
- Promover a melhoria/otimização da comunicação junto de clientes internos/as e/ou externos/as e demais interlocutores/as, orientada para o diálogo, cooperação e satisfação mútua.
Programa:
Módulo 1 Autodiagnóstico Pessoal e Profissional
Módulo 2 Importância da Comunicação na Atividade Profissional e na Imagem da Organização
Módulo 3 Comunicação Eficaz e Positiva
Módulo 4 Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Identificação de ações para melhoria/otimização da comunicação