Horas: 60 (E-learning)
Área de formação: Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
Destinatários: Formadores e/ou especialistas da formação detentores Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP), que pretendam desenvolver atividades formativas em ambiente online, com recurso a tecnologias e recursos digitais, tais como plataformas de aprendizagem, aplicações móveis e outros meios online ou offline que permitam a mediação, comunicação e interação com indivíduos ou grupos, a distância, com fins educativos/formativos, em contextos formais, não formais e informais.
Formadores, gestores de formação, responsáveis e técnicos de formação, coordenadores de formação e responsáveis de projetos e-learning;
Todos os indivíduos que queiram adquirir conhecimento e desenvolver competências ao nível do ensino à distância, nomeadamente de tutoria e formação online.
Pré-requisitos:
Computador, tablet ou smartphone. Acesso à internet. Browser (Chrome, Safari, Firefox, Internet Explorer, entre outros). Acesso à plataforma de videoconferências Zoom. Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Objetivos:
- Analisar os principais regulamentos e normativos aplicáveis à atividade do e-formador no contexto do Sistema Nacional de Qualificações;
- Interpretar os princípios da formação a distância e das diferentes formas de organização da formação;
- Refletir acerca das potencialidades pedagógicas e didáticas das tecnologias digitais na educação e formação;
- Planear cursos e/ou unidades de formação online em função dos temas, das necessidades identificadas, das características dos destinatários e dos contextos de intervenção;
- Definir e desenhar modelos pedagógicos e didáticos para cursos de tipo “colaborativo” e/ou de “autoformação” (aprendizagem individualizada), ou contemplando outras estratégias pedagógicas identificáveis e didaticamente adequadas às tecnologias utilizadas;
- Estruturar, alojar e gerir cursos e/ou unidades de formação em plataformas digitais de aprendizagem;
- Desenvolver e/ou adaptar conteúdos educativos com recursos a ferramentas de autor;
- Desenhar estratégias e cenários de aprendizagem online em função da tipologia de cursos (“colaborativo”, “individualizado” ou outro);
- Planear e implementar estratégias de dinamização de indivíduos e grupos de aprendizagem online;
- Desenhar e implementar atividades para diferentes modelos de formação e design pedagógicos;
- Definir e conceber sistemas de avaliação da aprendizagem e da formação online;
- Conceber e avaliar instrumentos de apoio à aprendizagem dos formandos;
- Avaliar criticamente o desempenho dos seus pares e do próprio.
Programa:
Módulo 0 Introdução ao e-learning e ao ambiente online
Módulo 1 Design de cursos de formação online
Módulo 2 Avaliação de aprendizagem online
Módulo 3 Dinamização da aprendizagem online
Módulo 4 Criação e utilização de conteúdos educativos
Módulo 5 Simulação pedagógica
A Formação Global – Formação e Consultoria, Lda., é uma entidade certificada pela DGERT.
No final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO.